Railay
As praias de Railay apesar de estarem no continente, possuem seu acesso mais fácil por barco, sendo assim não há carros no vilarejo, lembrando muito a região da Ponta da Joatinga em Paraty (RJ).
Há duas paradas para os barcos, uma na praia de West Side, onde na época da alta temporada atracam os ferryboats e speedboats principalmente vindo de Phuket. Quem chega desta forma, turistas em grande maioria, precisam fazer um transbordo de barco, para os tradicionais barcos tailandeses para se conseguir atracar na praia.
Já na praia de East Side há uma plataforma flutuante, onde embarcações menores que os os ferryboats e speedboats, normalmente vindo de Krabi aportam, mas a forma de aportar nas duas praias e sempre influenciado pelas mares
Railay West Side e Tonsai Beach
Há duas ruas principais que ligam um West Side e East Side, nestas ruas são encontrados os principais restaurantes, lojas e serviços de modo geral.
Nesta praia há a possibilidade de alugar caiaques para chegar a belíssima praia de Tonsai Beach, ou fazer o caminho por trilha, se maré estiver baixa. Pela trilha, passasse próximos aos paredões onde há vias de escaladas, esporte muito praticado em Railay. Há outra opção de caminho para chegar a Tonsai Beach, essa saindo do vilarejo entre West Side e East Side, passasse pela entrada da Diamond Cave, na entrada do Hat Noppharat Thara – Mu Ko Phi Phi National Park, você contornará o morro passando por alguns hotéis até chegar a praia, levando em torno de 35 minutos para fazer este trajeto.
Em Tonsai a oferta para locação de caiaque é menor, mas também é um bom lugar para iniciar uma remada rumo as “rock island” Ao Nang Tower, Yaman Island, Poda Island. Happy Island, Tub Island e Chicken Island.
O passeio remando pode levar até 5 horas para chegar na Chicken Island que é a mais distante, mas há a possibilidade de conhecer estes locais alugando um barco com motor, ganhando-se tempo.
Railay East Side e Phranang Cave
No lado leste de Railay há um belo calçadão que mistura o mar e o mangue, em alguns pontos com pequenas praias rochosas, existe uma concentração de belos hotéis neste calçadão e alguns restaurantes.
Passando pela plataforma flutuante, o calçadão levará você à entrada do mirante (View Point) e Secret Lagoon, finalizando em Phranang Cave, a que é um local de oferendas a fertilidade, sendo assim encontra-se várias oferendas em formato peniano.
De frente à caverna começa a praia de Phranang Cave Beach, com suas águas tranquilas e azuis
Railay View Point e Secret Lagoon
Há placas indicativas para estes dois pontos turísticos que não são difíceis de serem alcançados, porém se estiver na época de chuvas, o grau de dificuldade aumenta e requer maior atenção.
A trilha começa com uma “escalaminhada” bem escorregadia e com uma subida forte, mas há cordas que ajudam o deslocamento, neste ponto o caminho é igual para ambos atrativos, quando acabar a subida e a trilha ficar mais plana e melhor para se andar, haverá uma bifurcação, à esquerda você encontrará o View Point, que te dará uma visão de East Side, West Side e de Tonsai Beach. À direita a trilha iniciará uma descida forte para chegar a Secret Lagoon, que de secreta não tem nada, pois há placa indicando seu caminho.
Quando for ao View Point, escolha a maré cheia, evitando assim, ver o East Side esvaziado. Uma outra opção é acompanhar o nascer do sol no View Point, levando lanterna e tendo os devidos cuidados não haverá maiores problemas.
A descida para a Secret Lagoon é muito escorregadia formando lamaçais, talvez na época de seca, essa parte fique mais tranquila para passar. Para ajudar a descida há três lances de escadas, que quando molhadas e com lama, deixam a descida um pouco perigosa e requerem maior atenção de quem estiver fazendo a trilha.
Um bom calçado é fundamental, pois há muitas pedras pontiagudas, seja no caminho ou principalmente na entrada da lagoa. Como a época que conhecemos o atrativo foi Novembro/2017, a cor da lagoa que normalmente você em em fotos completamente azul, estava com a tonalidade manchada pela lama que a chuva e os turistas trouxeram para dentro da lagoa.
Lembrando que esta é uma lagoa fechada pelas rochas e vegetação, mas com água salgada.
Outras Dicas
O vilarejo possui bons restaurantes, mercados e lojinhas de presentes Lavanderia (em média THB 50,00 por 1 kg de roupa), casas para troca de moeda no paralelo, ou seja não são bancos oficiais que te pedem passaporte e lhe fornecem recibo, hotéis para todos os gostos e bolsos, tudo isso com o ar de vilarejo, pequeno e pacato. Bem diferente da muvuca de pessoas de Koh Phi Phi Don ou trânsito de tuc tuc e motos de Koh Lipe.
Você pode chegar lá com a Phuket Ferry ou com a TigerLine.