Ko Phi Phi

Phi Phi é formada por duas ilhas, Phi Phi Don, onde está localizada toda a estrutura de comercio e serviços e a ilha de Phi Phi Lee, que faz parte de um Parque Nacional e é famosa pelo filme A Praia de Leonardo, com sua concorridíssima Maya Bay

Você precisará dosar bem o seu tempo pelo número de atrativos que há nas ilhas, principalmente em Phi Phi Don, visto que a irmã famosa sempre possui dias reservados em quaisquer roteiros turísticos.

Escolher o tipo de passeio certo também fará a diferença, pois você tem a possibilidade de contratar agências com passeios pré-definidos, barqueiros independentes com seus tradicionais barcos tailandeses ou em algumas praias de Phi Phi Don, fazer as coisas a pé. 

Os próprios barqueiros possuem seus “tours”, com passeios de três, quatro ou seis horas, que segue um roteiro, mas como você estará com poucas pessoas pode esticar um lugar que gostou mais ou não passar em outro, parar em determinados pontos de snorkeling que os “tours” maiores não param, entre outros, desde que não fuja muito do trajeto de circundar as ilhas para não gerar gastos adicionais com combustível.

Neste sentido uma boa opção é o passeio longo, de aproximadamente 6 horas, que usualmente sai porto, contornando Phi Phi Don a oeste chegando na belíssima Bamboo Island, e após contorna-la, segue a leste passando pela Moskito Island voltando pela outra borda de Phi Phi Don e navegando para Phi Phi Lee.

Bamboo Island

Esta ilha faz parte do Hat Noppharat Thara-Mu Ko Phi Phi National Park, junto com Phi Phi Lee e outras unidades no distrito de Krabi, e foi bastante afetada pelo tsunami de 2004, perdendo parte da área e ainda restando vestígios em algumas construções que ficaram isoladas na ilha.

Fizemos snorkeling num local que antes de 2005 as lanchas conseguiam aportar, mas que hoje não possui faixa de areia. Há estrutura de restaurante nessa ilha, que costuma ficar bem cheia por causa das lanchas que aportam por lá.

Como faz parte do parque se você pisar na área da ilha, deverá pagar a taxa do parque, o mesmo ocorre em Maya Bay.

Moskito Island

Devido a região estar em recuperação por causa do tsunami de 2004 e ter corais muito frágeis, está ilha não pode receber turistas nem que seja para fazer snorkeling sem autorização prévia do Parque Nacional.

Nui Bay

Já na Ilha de Phi Phi Don, encontra-se Nui Bay, com águas calmas e boa vida marinha, sendo um excelente lugar para se fazer snorketing.

Esta belíssima baia está no contorno do lado leste de Phi Phi Don e é parada certa nos passeios seja dos barqueiros autônomos ou de receptivos. Também pode-se chegar alugando um caiaque nas praias da Loh Dalam Bay, aproximadamente 40 minutos remando ou à pé, vindo da vizinha Lo Lanna Bay ou para quem gosta de fazer uma trilha mais longa, a partir de Loh Dalam Bay, leva-se aproximadamente 2 horas para chegar lá.

Notamos que os receptivos não ficam muito tempo por lá, sendo assim, se você estiver com um barqueiro autônomo ou a pé, poderá dosar seu horário entre fazer snorkeling quando houver mais receptivos e aproveitar a curta faixa de areia quando tiver menos gente. 

Moo Dee Bay

Saindo da região de Tonsai Pier no centro de Phi Phi Don, você poderá caminhar pela orla passando por hotéis e restaurantes sentido Long Beach, ao chegar numa bifurcação, você poderá decidir em descer a direita para Long Beach ou subir a esquerda no sentido do mirante (lookout point) e seguir para Moo Dee Bay.

Ao pegar a esquerda a estradinha perderá seu calçamento e as construções ficarão mais simples, visto que é um caminho onde os locais moram, no caminho você verá muitos macacos nas árvores e basta seguir o caminho até chegar ao reservatório de água da ilha de Phi Phi Don, aqui você poderá subir para ver o mirante ou iniciar a descida para chegar a praia, voltando a encontrar hotéis e melhores construções. 

Descendo para a praia, você encontrará um mar calmo, azul e com poucas pessoas, pelo menos até a hora do almoço quando os primeiros receptivos descarregam dezenas de pessoas neste paraíso, provavelmente para aproveitar a estrutura de almoço do bom restaurante que fica nesta praia.

Long Beach

Você poderá sair Moo Dee Bay e seguir a rua principal sempre reto, não fazendo o caminho para o mirante, assim fará o circuito por dentro dos bangalôs de alguns hotéis até chegar em Long Beach. Outra opção é saindo de Tonsai Pier como descrito acima no tópico de Moo Dee Bay. 

Está é uma praia bem urbanizada, pois há muitos resorts e restaurantes na orla, consequentemente haverá muita gente por lá.

O melhor ponto para banho é do lado direito da praia (olhando o mar de frente), onde há algumas pedras e o início da trilha que chega a Tonsai Bay. Do lado oposto da praia há o shark point, mas não vimos nenhum tubarão por lá.

Maya Bay

Esta é a famosa praia do filme “A Praia” de Leonardo de Capprio, que fica em Ko Phi Phi Lee dentro do Hat Noppharat Thara-Mu Ko Phi Phi National Park. Há a cobrança de THB 400,00 para acessá-la, taxa essa, o que normalmente já está incluída nos respectivos, mas que você deverá pagar se estiver com um barqueiro autônomo.

Vale que lembrar que este ingresso dá acesso a Bamboo Island.

A praia é muito bonita, mas muito lotada, principalmente na época de alta temporada, mas vale a pena conhece-la, principalmente atravessar a ilha pelos poucos caminhos na área verde dela que levam de Maya Bay até para um ancoradouro de barcos na parte de trás, por onde as pessoas podem descer ou subir, dependendo das condições da mare.

Piley Lagoon

Nas proximidades da Maia Bay, em Phi Phi Lee, fica a Piley Lagoon, uma belíssima lagoa e que na maré baixa ainda forma algumas prainhas próximas as rochas que as circunda.

Devido ao tamanho de seus barcos, os receptivos não podem adentrar à lagoa, mas tiveram uma bela sacada que é levar caiaques para os clientes entrarem na lagoa remando. 

Já os barcos menores, dos barqueiros autônomos, podem entrar pelas laterais da lagoa chegando mais próximas das prainhas que depois você poderá acessar nadando ou em algumas partes andando com água na altura do peito.

Nas proximidades das cordas onde os receptivos param há um “ponto de snorkeling”, mas que não é muito legal.

Sleep Abroad. Vale a pena fazer esse passeio?

Para responder esta pergunta precisamos entender como funciona este passeio, ter em mente que de fato você não dorme em Maya Bay, é um passeio um tanto engessado e que há outras opções para se conhecer o local com mais liberdade de tempo e menor custo. 

Existem duas formas de você agendar o este passeio, uma pelo site da Krabi Konnect e outro pelo site da Maya Bay Sleep Abroad, onde há a possibilidade de entrar em contato com o escritório deles em Phi Phi Don ou ser redirecionado para agendamento no próprio site da Krabi Konnect. Independente de onde você reservar ou com quem você falar, seu voucher deverá ser apresentado na Maya Bay Sleep Abroad Office de Phi Phi Don.

Vale lembrar que você não dorme em Maya Bay, visto que isso é proibido, mas o que a operadora faz é uma espécie de luau numa praia próxima à Maya Bay e no final do luau e jantar as pessoas retornam para o barco, onde de fato passam a noite, salvo algumas exceções como se o grupo for pequeno e não aparentar ser baderneiro ou se o barco retornar à Phi Phi Don, para trazer os turistas que fizeram apenas o passeio chamado Plankton Sunset Cruise, mas isso depende da logística e número de pessoas no dia.

Aliás este passeio chamado de Plankton Sunset Cruise, é comercializado para colocar mais gente no barco, pois é o mesmo do Sleep Abroad até a parada para ver o pôr do sol do barco, após o parque a visita a praia de Maya Bay, que fecha por volta das 17 h.

Após o pôr do sol, começa o desembarque de quem está no Sleep Abroad e participará do luau, enquanto quem estiver no passeio do Plankton ficará nadando ao lado do barco vendo plânctons. 

O grande diferencial vendido por este passeio é estar perto de Maya Bay para fazer a visitação a baía no dia seguinte, onde você terá a oportunidade de ficar na praia com poucas pessoas, o que faz sentido, pois o parque abre às 7 h, mas em Phi Phi Don existem inúmeros passeios que saem da ilha as 6 h e chegam em Maya Bay no mesmo horário de quem dormiu por lá. Este passeio saindo as 6 h de Phi Phi Don é amplamente divulgado nos hotéis ou com os barqueiros autônomos no Pier de Tonsai em Phi Phi Don e a negociação ainda é mais barata do fechar nos dois sites aqui indicados.

De resto o passeio faz um roteiro básico em Phi Phi Lee, após sair do Pier de Tonsai, passando por:

Viking Cave que é uma entrada de caverna que não tem nada de mais, a não ser que todos os guias juram que os vikings dormiram por lá quando passaram pela região. Há barcos que param para fazer snorkeling neste ponto.

Piley Lagoon, que apesar da boa ideia que as operadoras trouxeram de entrar na lagoa de caiaque, não há caiaque para todo mundo, pois eram apenas 6 caiaques para aproximadamente 40 pessoas, então se você quiser utilizar um caiaque, corra para que outro não pegue na sua frente.

Nadar com os plânctons e a própria Maya Bay, seja na muvuca do final da tarde ou “vazia” no início da manhã seguinte, além do pôr do sol embarcado.

No mais as refeições com predominância de frutos do mar, água, cerveja e refrigerantes incluídos, além do churrasco de pão com frango.

Levem repelente pois os pernilongos atacam ferozmente na praia, ficando pior a noite.

Na nossa opinião este passeio só vale a pena, se você quiser muito dormir próximo a Maya Bay, no mais, o passeio com barqueiro autônomo é mais barato e proveitoso, pois você faz seu horário, diferente do que acontece com passeios entalados de agências, onde há tempo determinado em todas as paradas.

Em alta temporada, reserve o passeio de pernoite com pelo menos 45 dias de antecedência.