Ko Lao Liang
A ilha de Lao Liang é a menor ilha habitada da Tailândia, que é aberta ao público somente na alta temporada, entre novembro e maio e está localizada em Mo Ko Phetra National Park.
Não há estrutura hoteleira, apenas barracas de camping que são disponibilizadas na faixa de areia e na parte mais para dentro da ilha. Mesmo assim as barracas são espaçosas, com avance onde há uma pequena mesa de bambu e almofadas, além de colchão e ventilador na parte posterior ao avance.
A energia elétrica vem de um gerador que fica ligado entre as 17 h e as 9 h assim você pode carregar seus aparelhos e ligar o ventilador da barraca se estiver muito quente, além de se descolocar na pequena faixa de área da ilha, porém é fundamental estar com uma lanterna.
O banheiro são dois banheiros comunitários (masculino e feminino) que foram feitos de bambu, e água quente somente quando o gerador está ligado e mesmo assim não tão quente.
Para quem gosta do conforto de resort e bangalôs, achará a estrutura bem precária, porém quem está acostumado com camping achará a estrutura de um hotel 5 estrelas.
Ao se hospedar na ilha, já estarão incluídas todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar) e são basicamente feita de frutos do mar e pratos tailandeses, sendo assim, se você não curte muito esta culinária é bom levar alguma coisa para comer, visto que não no local não se faz porções ou tem algo comprar, exceção a cerveja, refrigerantes ou salgadinhos.
As bebidas não incluídas, exceto água, mas os preços são bem justos para um lugar tão isolado, por exemplo um refrigerante custava em novembro/2017 THB 30,00 aproximadamente R$ 3,00 bem mais barato do que Phi Phi ou Ko Lipe.
A melhor programa esta ilha é o isolamento, mesmo em alta temporada, para ter uma ideia quando estive por lá haviam apenas mais 16 pessoas, então praticamente você tem uma ilha para você.
Na ilha você ainda pode fazer escalada nos paredões verticais da ilha ou alugar um caiaque para circular a ilha e chegar em Lao Liang Phi, a outra ilha do arquipélago que conta com uma faixa maior de areia e água mais azulada. Esta foi uma ótima opção para se isolar da “muvuca” das 16 pessoas que estavam em Lao Liang.
A ilha de Ko Lao Liang Phi é usada como ponto de apoio de pescadores, que dormem lá uma ou duas noites enquanto estão pescando na região, por isso dificilmente você encontrará alguém por lá.
O caiaque é pago a parte e custou THB 200,00 por uma hora, preço equivalente as badaladas Phi Phi ou Railay.
Se você não gosta de pernilongo e formigas, esta ilha será um problema pois encontrará bastante os dois.
Os pernilongos atacam ferozmente no entardecer e logo no início da manhã, tanto que a administração do parque disponibiliza repelente, mas é bom trazer o seu também para evitar ficar sem.
As formigas podem entrar nas barracas se elas ficarem abertas ou pelas pequenas aberturas que elas possuem para passar a fiação da iluminação e do ventilador. Mas nada que uma boa varredura antes de dormir não de jeito. Uma dica aqui e espirrar repelente na borda do colchão evitando que elas subam diminuindo consideravelmente o problema com elas.
Para chegar neste paraíso você possui duas opções:
Pegar a linha diária de speedboat da Tigerline que sempre atrasa e tem muitas paradas em outras ilhas fora do circuito tradicional da Tailândia. Por exemplo, saindo de Ko Lanta, o ferry parará em Ko Ngai, Ko Kradan e Ko Mook, até chegar no píer de Hat Yao, onde você encontrará uma estrutura de lanchonete e banheiro e trocará de ferry para seguir viagem para Ko Lipe, passando por Ko Libong, Ko Laoliang, se houver pessoas para subir ou descer, Ko Sukorn e Ko Bulone.
A parada do speedboat da Tigerline na ilha de Laoliang depende das condições do mar, quando chegamos o barco conseguiu atracar na praia, mesmo com uma certa dificuldade. Na volta o mar estava muito agitado, e foi pedido que fizéssemos o transbordo em alto mar, com um barco menor que fica ancorado na ilha para alguma emergência.
A segunda maneira é a que me pareceu mais simples e me foi falada pela gestora do parque lá em Laoliang e depende da logística do pessoal da ilha é através de Trung, onde há um transfer que sai da cafeteria próximo ao Sritrang Hotel na região da Train City Station de Trung por volta das 9:30 h e levará até o píer de Hat Yao para pegar um barco menor.
Para isso é necessário escrever para eles através do email: fon.laoliang@gmail.com ou através da página do facebook LaoLiangIslandResort.
Se for com a Tigerline, compre seu bilhete antecipadamente.