Cacheira do Jatobá
A cachoeira do Jatobá fica no córrego Arvaíde, em Vila Bela Santíssima Trindade no MT, mas ganhou o nome devido aos diversos Jabotas encontrados na região.
Veja o vídeo completo do canal Você Já Foi Prá Lá, clicando abaixo:
A cachoeira do Jatobá fica no córrego Arvaíde, em Vila Bela Santíssima Trindade no MT, mas ganhou o nome devido aos diversos Jabotas encontrados na região.
Veja o vídeo completo do canal Você Já Foi Prá Lá, clicando abaixo:
Partindo do centro da cidade serão apenas 20 Km de estrada de terra pela MT 199 e o acesso a sua parte baixa se dá basicamente pelo leito do rio com entrada por duas propriedades um camping e o bar do Sr. Carlos.
A parte baixa da maior cachoeira do Mato Grosso só acessada na época de seca, entre o final de maio e setembro, diferente da parte alta da Cachoeira do Jatobá que é acessada o ano inteiro.
Para chegar ao pé da cachoeira do Jatobá também é acessado o Cânion do Lago Azul e a Cachoeira das Andorinhas. Serão 2,5 km de trilha bem marcada pelo leito do córrego Arvaíde com alguns cruzamentos de margem para facilitar o percurso, até chegar na belíssima lagoa azul que possui águas transparentes.
A partir da entrada do Cânion da Lagoa Azul, você atravessará a nado os aproximadamente 200 metros deste cânion para iniciar uma caminhada “pulando pedra” pelo leito do rio.
Depois de aproximadamente 50 minutos de caminhada você passará por uma bela cachoeira com aproximadamente 70 metros que deságua no córrego Arvaíde, mas na época de seca quase não há água e não forma poço.
Pelo leito do rio você avistará algumas vezes o topo da Cachoeira do Jatobá até chegar numa formação de pedras que lembra uma escadaria, neste ponto já avistando a Cachoeira das Andorinhas que você chegará em mais alguns metros e depois de 2,5 km de caminhada a partir da travessia do Cânion da Lagoa Azul.
A Cachoeira das Andorinhas não é alta, possuindo uma queda de aproximadamente 20 metros, mas seu poço e gigantesco e gelado e próximo ao horário do almoço o sol pega um pouco no poço.
Mas para chegar na Cachoeira do Jatobá por baixo será necessário transpor a Cachoeira das Andorinhas, e isso será feito subindo pelas rochas com vegetação do lado esquerdo da cachoeira para quem a olha de frente.
Muito cuidado na subida, pois há muitas rochas soltas junto com a vegetação e chegando ao seu topo é a hora de cruzá-la para o lado direito o que em época de chuva como rio cheio ficaria inviável e perigoso sem contar no risco de tromba d’agua.
Atravessando a Cachoeira das Andorinhas, chegaremos na parte mais perigosa dessa trilha que é transpor uma pequena cachoeira de aproximadamente 3 metros.
Como está cachoeirinha está bem confinada, suas águas ficam fortes e é necessário fazer uma escalaminhada pelo lado esquerdo dela. O problema é que o rio nessa parte e raso, ou seja, se você escorregar e cair você poderá se machucar nas pedras.
Passando por esta cachoeirinha o leito do rio fica bem irregular pelos próximos 200 metros, até o cânon abrir e você encontrar a Cachoeira do Jatobá o lado esquerdo, chegando até sua base.
O poço formado por ela é enorme e extremamente frio, visto que venta demais na sua base e não bate sol pelo tamanho dos paredões a sua volta.
Para conhecer a parte alta da cachoeira do Jatobá, o Mirante da Cachoeira dos Macacos e as cachoeiras da Esmeralda e do Arco-Íris, ambas localizadas no Córrego dos Macacos, veja o vídeo completo do canal Você Já Foi Prá Lá, clicando abaixo:
O acesso a parte alta da cachoeira do Jatobá é feita por uma trilha de 5 Km e 400 metros de desnível subindo a Serra de Ricardo Franco até chegar primeiro no Mirante da Cachoeira dos Macacos e seguindo a trilha chegará na Cachoeira do Jatobá.
Na volta há a possibilidade de você descer serra por outro caminho chegando a Cachoeira da Esmeralda e a partir daí subindo o rio chegar na cachoeira da Hidromassagem, mas fácil de ser acessada na época de seca ou descendo o rio para chegar na Cachoeira do Arco Iris e entre a cachoeira da Esmeralda e o topo da Cachoeira do Arco Iris há um escorregador nas pedras lisas do rio.
No final a quilometragem não muda muito se você voltar pelo mesmo caminho da ida ou descer para conhecer as cachoeiras, totalizando aproximadamente 10 Km de trilhas.
As cachoeiras do Arco Iris e da Esmeralda podem ser acessadas diretas do bar do Sr. Carlos, numa caminhada mais fácil de aproximadamente 2 Km e apenas 120 metros de desnível.
O lado ruim de fazer o circuito Macacos, Jatobá por Cima e as cachoeiras do Córrego Macacos no mesmo dia é chegar mais tarde nas cachoeiras, não pegando incidência de sol, sendo assim a sugestão é usar um dia para a parte alta da cachoeira do Jatobá e outro apenas para as Cachoeiras do Arco Iris e Esmeralda.
Como a trilha para parte alta da cachoeira do Jatobá e Macacos fica dentro do parque, a SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente do MT) não faz cobrança de entrada, porém você deve negociar um valor de acesso a trilha pela propriedade do Sr. Carlos.
Clique aqui para baixar o tracklog para acesso as trilhas do parque e do circuito das cachoeiras.