Cachoeira Boa Brisa

A cachoeira Boa Brisa fica no rio São Felix, próximo à comidade quilombola de São Domingos, na cidade de Cavalcante GO.

Conheça este atrativo em detalhes assistindo vídeo completo do canal Você Já Foi Prá Lá abaixo:

O vilarejo de São Domingos está localizado na GO 241, que é a estrada que sai de Cavalcante/GO e vai atravessar a balsa do Lago das Mesas para seguir no sentido Minaçu/GO. Saindo de Cavalcante é a mesma estrada que vai para cachoeira do Prata, mas você deverá seguir as placas de São Domingos ou da RPPN Serra do Tombador, bem sinalizada na estrada.

Depois de aproximadamente 55 Km você passará pela comunidade quilombola de São Domingos, que ainda não possui uma estrutura como a encontrada no Engenho 2 com restaurantes, campings e alojamentos para pernoite, mas estão começando a se estruturar com a criação de um CAT.

A entrada para cachoeira Boa Brisa está há 2,5 Km depois que você cruza o Rio São Domingos na GO 241, logo após o vilarejo, é uma saída a direita e basta você seguir este caminho de carro por mais 4 Km até chegar ao final dele onde há uma clareira usada como estacionamento. 

Este estacionamento está na margem esquerda de um córrego tributário do São Felix, mas a trilha para a cachoeira Boa Brisa fica do lado direito, então você deverá atravessar o rio para a outra margem e seguir pela trilha da margem direita que é muito bem marcada.

Você andará por aproximadamente 1500 metros e 100 metros de desnível, até chegar à margem esquerda do Rio São Felix. Deste ponto, descendo o leito do rio você vai para Cachoeira Boa Brisa e subindo o leito para o Cânion do Rio São Felix.

Para ir para cachoeira basta atravessar o rio para a margem direita e a trilha continua bem batida deste lado, mais 1700 metros e você chegará a cachoeira Boa Brisa, que é belíssima, possui ótima ducha, um poço com muitas pedras escorregadias e alguns pontos um pouco mais fundo no poço.

Mas há um outro atrativo aqui, duas nascentes de águas mornas do lado esquerdo da cachoeira, a primeira desce pela mata ciliar e você percebe a temperatura da água ao cruzá-la para chegar num ponto que é melhor para deixar bolsas e mochilas a outra fica numa abertura de rocha do lado da queda principal da cachoeira de quem a olha de frente.

Na época de cheia do rio com certeza a água fria adentra este buraco e fazendo com que a nascente de água morna fique sem efeito.

Voltando ao ponto de cruzamento do Rio São Felix você precisará andar por aproximadamente 500 metros por um trecho de trilha mal definida até cruzar novamente o rio e seguir um leito seco de pedras até chegar a um enorme poço de águas verdes e não muito distante dali o estreitamento do cânion que não muito alto e é possível andar pelo leito do rio passando por outros poços e encontrar uma pequena cachoeira com vazão de água mais forte, sendo que este trecho totaliza aproximadamente 1 Km do ponto onde se cruza o Rio São Felix para ir para a cachoeira Boa Brisa.

Em tese este é o final da linha, em tese, pois com muito cuidado é possível subir as pedras pelo lado esquerdo, passando pelo topo da cachoeira e a partir dali andar pelo lado esquerdo das pedras da parte superior do cânion encontrando outros poços muito bacanas para banho.

A volta é pelo mesmo caminho e o circuito da Cachoeira Boa Brisa e Cânion do Rio São Felix possui aproximadamente 5,5 Km, para baixar o tracklog utilizado nesta trilha clique aqui.