Cachoeira Custa Me Ver

A Cachoeira do Custa Me Ver está localizada no Rio das Almas, na entrada do chamado funil do Paraná antes de chegar à comunidade kalunga do Vão das Almas.

Veja o vídeo completo do canal Você Já Foi Prá Lá, clicando abaixo:

Apesar de estar em Cavalcante GO, seu acesso é pela cidade de Teresina de Goias e ainda não é um atrativo muito visitado na região da Chapada dos Veadeiros, até porque não tem um acesso fácil e estrutura turística.

A partir do entroncamento das GOs 118 e 241, você seguirá por apenas 1200 metros sentido Cavalcante até chegar na saída da pista de pouso de Teresina e partir daí mais 20 Km por estrada de terra cruzando os 300 metros de desnível da Serra da Boa Vista, divisa natural dos dois municípios.

Os últimos 11 Km desta estrada são transitáveis apenas para veículos 4X4 e na época de chuva, o trecho da Serra da Boa Vista fica intransitável inclusive para este tipo de veículo.

Ao final da estrada inicia-se uma caminhada de pouco mais de 3Km e 210 metros de desnível até chegar Rio das Almas, que neste ponto é muito largo e vai entrar num cânion de paredes gigantescas.

Para chegar à Cachoeira do Custa Me Ver e as outras cachoeiras que descem o rio você precisará atravessá-lo para margem esquerda, o que se torna inviável em época de chuvas.

Já na margem esquerda você começa a descer as pedras e vai ver por cima uma queda forte e estreita avistando um poço muito grande e profundo, essa cachoeira escondida é a Custa Me Ver, para vê-la de frente será necessário descer uma pirambeira sem trilha definida, segurando em troncos e raízes, chegando às pedras da parte baixa e do poço da Cachoeira.

A Cachoeira fica escondida a direita do poço e para vê-la de frente é necessário entrar na água.

Para visitar este local o ideal é aguarda a época que os rios baixam o seu nível, por volta do final de Julho ou início de Agosto, pois toda a água do rio afunila neste ponto.

Está e uma Cachoeira é muito perigosa então muita atenção ao visitá-la e nunca ir em época ou com ameaça de chuvas, pois uma tromba d’agua aqui será fatal.

Para baixo do Custa Me Ver há outras cachoeiras sem nome, que podem ser mais facilmente acessadas bastando descer as pedras, sempre do lado esquerdo.

Mas afinal de quem é a propriedade ou posse das terras onde estão inseridas estas cachoeiras?

Estas terras foram demarcadas como terras quilombolas, mas atualmente estão sobre a posse de duas pessoas, o Sr João Gregório da primeira casa depois da Serra da Boa Vista e o Zé Fofão, no local onde o carro fica estacionado e que se alega ser dono da terra e há ainda um projeto de ser fazer uma PCH nestas terras que já teriam sido da família Caiado anteriores à demarcação do Incra e que estariam em fase de licitação ambiental. 

Há rumores que a PCH aproveitará os paredões do cânion pra baixo da Cachoeira Custa Me Ver o que não afetara as cachoeiras deste ponto do Rio das Almas.

Enquanto esse imbróglio não termina a melhor forma de Conhecer a Cachoeira e aproveitar a época de seca e ir até lá, seja com um guia que poderia ser contratado em Cavalcante ou Teresina de GO ou com o tracklog que você encontra no final da página.

Em junho/2019 o valor cobrado pelo Zé Fofão foi muito alto, RS 50,00 por pessoa para não oferecer nada de estrutura ou mesmo guiar após a travessia do rio das almas, que é o trecho que requer maior atenção e cuidado nesta trilha.

Em relação a qualidade da água do Rio das Almas neste ponto me pareceu ser boa, visto que o Rio recebe inúmeros cursos de água cristalina provenientes da Serra da Boa Vista e no ponto da Cachoeira o rio está bem distante da piscicultura que há nas proximidades da GO 118 e que deixam a água estranha, com cheiro de peixe, principalmente na Cachoeira Barroco, que está localizada nas quedas do Rio das Almas próximo à Serra das Araras, antes do Rio da Almas cruzar a GO 241, já em Cavalcante.

Clique aqui para baixar o tracklog desta trilha.