Cachoeiras das Andorinhas
A Cachoeira das Andorinhas de São João da Aliança GO é uma das belas cachoeiras encravadas no vale do Paranã, porta de entrada da Chapada dos Veadeiros.
Veja o vídeo completo do canal Você Já Foi Prá Lá, clicando abaixo:
A Cachoeira das Andorinhas está localizada no Córrego Rodeador, que é um afluente do Córrego Estrema, que forma a Cachoeira do Label.
O acesso para esta cachoeira se dá através de aproximadamente 12 Km pelo asfalto da GO 118 sentido Alto Paraíso e depois mais 8 Km de estrada de terra pela GO 236, que é a estrada que liga a GO 118 à GO 116, cortando o Vale do Paranã, você contornará uma porteira e andará por um pouco mais de 1.5 Km até iniciar a descida da serra à esquerda. A partir deste ponto serão mais 1,2 Km transitáveis apenas para veículos 4 X 4 até o ponto onde o veículo ficará estacionado.
A trilha é curta, aproximadamente 1 Km no início bem marcada pela continuidade da estrada, mas com mato mais alto ao chegar próximo da casa. A trilha continua à direita, passando pelo por um antigo curral até chegar ao córrego Rodeador. Aqui haverá dois poços para banho, um pouco de você cruzará o rio e outro mais abaixo, que lembra uma raia de piscina.
A trilha continua após o rio, mais fechada e com muito some e volta, no sentido de quem vai Mirante do Label, no topo do morro você sairá à direita e seguirá por uma antiga trilha que está fechando, sendo a parte de descida final um vara mato, até chegar num descampado de pedra e a belíssima cachoeira a sua direita.
A cachoeira não tem poço, mas tem uma ducha na medida certa, mas muito cuidado ao acessar a base da cachoeira, pois as pedras são muito escorregadias o que facilita muito os acidentes ainda mais porque sua topografia não é plana.
O tracklog utilizado está na descrição do vídeo, mas como a trilha para Cachoeira das Andorinhas não é batida ou possui sinalização, é altamente recomendável a contratação de um guia no CAT de São João da Aliança que fica logo após a polícia rodoviária na GO 118.
Não é recomendável visitá-la com chuvas, pois as pedras que não ficam molhadas pela queda d’agua representariam um risco a mais para chegar até lá, pois também estariam escorregadias, além de possíveis trombas d’agua como a vista no vídeo abaixo:
Abaixo você encontra os tracklogs em formato KMZ (Google Earth) e GPX (Garmin) para você chegar a Cachoeira das Andorinhas.