Catarata dos Couros

Um dos mais conhecidos atrativos da região da Chapada dos Veadeiros, a Catarata dos Couros, também chamada de Cascata dos Couros, Cachoeira dos Couros ou simplesmente Couros, possui suas quedas estão localizadas no Rio dos Couros.

Veja o vídeo completo do canal Você Já Foi Prá Lá, clicando abaixo:

Este rio é um importante rio da Chapada dos Veadeiros e passa por outros atrativos famosos da região como a Fazenda São Bento na GO 239 estrada que liga Alto Paraíso à Colinas do Sul.

Para se chegar ao estacionamento do Couros, partindo de Alto Paraíso sentido São João da Aliança são aproximadamente 20 km de asfalto pela GO 118 e depois um pouco mais de 30 Km de estrada de terra até o local onde você parará seu veículo.

Há placas na GO 118 informando Cataratas do Couros e Balsa do Rio Tocantinzinho. Já na parte da estrada de terra não há sinalização, mas você deverá pegar uma estrada a direita após aproximadamente 22 Km, veja nos tracklogs abaixo.

Atualmente há moradores do assentamento local que ficam no estacionamento tomando conta dos carros e vendendo refrigerantes e água de coco. Não há um valor fixo cobrado para o estacionamento, lembrando que não há cobrança de entrada para as trilhas que saem do ponto do estacionamento, seja a trilha de aproximadamente 3 Km de trilha que beiram o leito do rio do Couros até chegar aos seus mirantes ou as que atravessam o rio e levam para as Cachoeiras São Pedro e Lajeado, bem como para tradicional travessia Couros X Segredo.

O Couros é um lugar bem diferente na época da seca e de chuvas, na seca há como tomar banho na maioria dos locais e na época de chuva o visual fica fantástico, pois o volume de água aumenta consideravelmente, porém não é aconselhável o banho, pois fica extremamente perigo ser levado pela correnteza.

Descendo a trilha principal em poucos minutos você chegará a Muralha dos Couros, ótima para banho na seca e muito perigosa na época de chuvas, pois há muitas pedras e a correnteza é forte.

A trilha vai descendo sem grandes dificuldades próxima ao leito do Rio do Couros até chegar ao topo da Cachoeira Almécegas 1000. O nome é uma referência pela semelhança a Cachoeira Almécegas que fica no Rio Almécegas na Fazenda São Bento e que é um tributário dos Couros, o 1000 é que ela está a aproximadamente 1000 metros de altitude.

Seguindo a trilha bem batida você chegará na parte superior do início do cânion dos Couros, neste local na seca o banho é bem legal, nas chuvas, impossível de pensar em entrar no rio.

Muitos tracklogs compartilhados na internet terminam neste local, mas se você seguir adiante pela trilha você terá uma subida bem forte, talvez isso desanime as pessoas de chegarem a um mirante que você vê o cânion e a cachoeira de frente.

Vale a pena o esforço para subir a serra e depois descer até o mirante, principalmente no período de chuvas, pois você verá a força das águas deste rio e de suas quedas, muito spray de água e o início do confinamento do rio pelas paredes verticais do cânion.

Vários acidentes fatais já ocorreram no Rio dos Couros em época de chuvas, assim como em outros rios da Chapada dos Veadeiros onde são mais comum trombas d’aguas.

Veja a força de uma tromba d’agua clicando no vídeo abaixo:

Abaixo você encontra os tracklogs em formato KMZ (Google Earth) e GPX (Garmin) para você chegar a Catarata dos Couros.

Baixar tracklog